Eu vi um fusca…

Leave a comment

December 29, 2012 by rodox13

Hoje vi um fusca… Lindo! Completinho, reformadinho e com as placas pretas… Minha cabeça foi longe! Fiquei nostálgico, imaginando umas coisas, lembrando de outras… Fiquei pensando em como as coisas da vida da gente eram mais prazerosas de se fazer…
As pessoas esqueceram que a vida é muito melhor quando se conversa olhando nos olhos…
Lembrei que quando era criança, no fusquinha branco do meu pai, vivi muitas coisas legais… Aprendi a dirigir, comecei a paquerar, a sair… Lembrei-me de quando brincava na rua até cansar e voltava pra casa com um grito da minha mãe… Memórias boas, daquelas que ao mesmo tempo em que ficamos felizes, ficamos com uma pontinha de tristeza, pois sabemos que não teremos mais…
Eu fico lembrando o tempo que curtir uma boa aventura era pegar minha bicicleta ou meu skate e simplesmente curtir uma aventura! Radical! Subir em arvores, brincar de pega-pega, esconde-esconde, comprar doces na venda da esquina… Alias, onde estão as vendas de esquina? Só vejo igrejas e crentes reunidos nas esquinas!
Vídeo game para mim era um luxo, uma brincadeira de final de semana, afinal meus pais eram rigorosos, mas me amavam demais… Amam-me ainda… Prezavam pelo meu futuro!
TV? Pra que TV se eu tinha 30 times de futebol de botão e podia ficar brincando o tempo inteiro? Parece ingênuo, mas é intenso… Parece uma tolice, mas fundamentou todo o resto da minha vida…
Presente para mim era uma bola de futebol! Para poder dividir com os amigos! Não para ficar sentado no carpete vendo o mundo passar em pixels e gráficos bem feitos… Fui bem longe… Fui ao ponto mais remoto da minha memória e voltei… Voltei nostálgico, apaixonado por tudo aquilo que vivi e que certamente ainda vivo, porque atrás de todo esse estresse latente, dessa casca aparentemente inquebrável, desse mau humor que às vezes impera, tem uma criança… Uma criança que sempre pediu à mãe que não queria crescer e queria ser criança para sempre!
Quem na casa dos 30 e poucos não brincou assim? Não aproveitou a vida intensamente como ela deve ser aproveitada? Quem tem mais de 30 sabe do que estou falando! Álbum de figurinha não era uma coisa chata. Era sensacional! E o melhor os craques jogavam aqui, não precisava comprar um álbum de campeonatos europeus!
Brinquedo de nerd era o cubo mágico, hj são gráficos de ultima geração que atrofiam o cérebro do individuo! Eu saia e se não quisesse que ninguém me achasse, ninguém me achava! Celular era coisa de burguês milionário… War, banco imobiliário, quebra-cabeças, eram brinquedos festejados no natal… Hj são itens que crianças nem sabem que existem. Carrinho de rolimã, joelho ralado, roupa rasgada faziam parte do cotidiano.
E na TV então? Os Trapalhões, TV Pirata, Chico Anísio, Viva o Gordo, Sessão Aventura, Globo de Ouro, Clip Trip… Não existia a MTV, e quando ela chegou era somente isso, MTV!
Vivemos num mundo preto e branco, sem vida, sem contato, sem sal… Vivemos enclausurados em sistemas de informação que ao invés de serem aproveitados como deveriam, como mais um meio de aprendizado, são usados como a única maneira de se saber das coisas. Ninguém mais quer ver as coisas pessoalmente, é mais cômodo ficar em casa!
Agradeço, e muito, por viver e ter vivido todas essas coisas e por poder compartilhar memórias com os meus… Como diria o outro, relembrar é viver… Nostalgia é preciso… E tudo isso porque hoje vi um fusca…

Texto originalmente escrito para o Meteleco em abril de 2010, mas que faz todo sentido do mundo que esteja aqui no Bar Academia.
Fusca no terreno da familia - 1978

Fusca no terreno da familia – 1978

Leave a Reply

Calendário

December 2012
M T W T F S S
    Jan »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  
