Antigos carnavais de Cotia…

Leave a comment

December 11, 2012 by rodox13

As pessoas que me conhecem sabem que não gosto nem um pouco do carnaval. Gosto do feriado, tomo todas, faço meus churrascos e às vezes viajo para aproveitar um pouco, afinal são quatro dias de descanso ou baderna, dependendo do ponto de vista, que não podem ser desperdiçados.
Mas não foi sempre assim. Houve uma época que eu curtia ir aos bailes de clubes e correr atrás dos blocos. Os cotianos mais antigos certamente vão se lembrar e os mais novos, infelizmente, terão apenas que ouvir histórias ou causos contados por aqueles que viveram aquela época.
Durante muito tempo tínhamos em Cotia um circuito, muito bacana, de bailes de carnaval, festas, blocos e, vejam vocês, escolas de samba. Arakan Club, Santa Cruz, Pitangueiras, EC Cotiano, faziam bailes memoráveis, exatamente como acontecem ainda hoje no interior, com quatro noites e três matines para seus sócios e convidados dispostos a pagar para se divertir.

1977

Muita festa, confete e serpentina, e aquele clima amistoso e familiar no ar. Havia também o baile municipal, sempre com uma atração diferente que era realizado no antigo Ginásio de Esportes, onde milhares de foliões se reuniam e curtiam a bagunça no “suvacão”, apelido jocoso que tinha o local. Animação e azaração garantida para muitas pessoas que saiam sem preocupação ou stress.
Curti muito essa época. Infelizmente esses são tempos que, apesar de poderem voltar com um pouco de esforço, tem cara de que não voltam mais. Era uma época mais tranqüila, sem toda essa pornografia e violência descarada, e outras cositas mais, que marcam o carnaval Brasil a fora nos dias de hoje.

Foto: Cesar Tiburcio

Foto: Cesar Tiburcio

Mas, continuando, lembro-me de uma vez onde meu pai, dono do buteco mais tradicional que já existiu em Cotia, resolveu abrir o bar no sábado de carnaval no mesmo horário que as escolas de samba desfilariam pelo centro da cidade. Idéia genial para um buteco, para os outros é claro, afinal o controle é quase nulo. Então vieram as invencionices.
Fichas com valor na face, minha mãe na cozinha, eu no freezer para evitar arrastões de sorvetes e minha irmã junto dele no balcão atendendo aquela montoeira de malucos fantasiados curtindo o carnaval. Enquanto a escola não começava o desfile estávamos ali, vendendo bem, os passistas e músicos turbinando seus cerebelos com rabos de galo e maria moles, e nós felizes da vida porque o esquema estava dando certo.
Começa o desfile, saindo ali do Carmelo em direção à Praça da Matriz. Mas qual vem primeiro, qual escola vai desfilar primeiro? Eis que vem a GRESMAC (Grêmio Recreativo Escola de Samba Mocidade Alegre de Cotia). A bateria ensurdecedora descendo a ladeira e meu pai com cifrões brilhando nos olhos. É agora que vamos lavar a égua. Pobre Pedro Pinga!

Só faltou ele lembrar que um passista não tem bolso e que um integrante da bateria não levaria dinheiro para comprar cachaça. Dito e feito. Na hora do desfile, 300 pessoas sem um tostão no bar, o bumbo batendo como se estivesse dentro da cozinha e um descontrole total nas vendas. Prejuízo? Que nada… Em cinco minutos o bar estava devidamente fechado e nós estávamos no meio da multidão pulando e curtindo o carnaval como fazíamos todos os anos.

Depois foi só esperar, ver a BLOCICA e ir dormir. Feliz por termos tentado fazer o esquema mirabolante de vendas, mas muito mais por termos curtido mais um carnaval em família.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Calendário

December 2012
M T W T F S S
    Jan »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  
%d bloggers like this: